domingo, 28 de julho de 2013

Anular o EGO!

É importante discutirmos sobre isso, pois é anulando o ego é que se consegue com muito mais facilidade praticar o desapego.

Anular o ego basicamente significa você deixar de ter vaidade e espirito de rivalidade, principalmente largar aquele pensamento de se preocupar com o que os outros vão pensar de você.


Isso é diferente de você por exemplo cuidar bem do seu corpo. Quando preservamos nossa saúde, estamos na verdade agradecendo à Deus por esse presente maravilhoso que recebemos, e que graças a ele é que podemos realizar aqui no mundo fenomênico vossas obras.

Porém, quando nos dedicamos a algo para que todos possam ver que somos "mais" ou "melhores", estamos com sentimento de espirito de rivalidade.

Dessa forma, não estamos valorizando a nossa capacidade, e sim menosprezando os demais em nossa volta.

É com esse sentimento generalizado que geramos os grandes tormentos da humanidade moderna. A falta de humildade e reconhecimento do valor ao próximo, é que gera muitos dos males que existem hoje na sociedade.

As pessoas que realizam qualquer tipo de trabalho ou tomem alguma atitude pensando em apenas se mostrarem aos outros, estão inibindo a projeção delas crescerem espiritualmente, pois enxergam nas oportunidades a elas concebidas apenas mais motivos para exibirem aos outros como elas podem ser melhores materialmente.

É aquela busca incessante de sempre ter o carro ou um emprego melhor que do amigo para depois jogá-lo contra a parede, de distribuir bens materiais para apenas ganhar a admiração de todos, é o menosprezo aos convites pessoais para dizer que existe sempre algo mais importante a fazer, e etc.

Acredito eu que todos nós já presenciamos alguma das situações cotidianas citadas acima.

Pois bem, imagine então uma sociedade inteira vivendo dessa maneira. É assim que geramos a desigualdade social, o desequilibrio financeiro entre países, conflitos e guerras, mágoas entre familiares, inveja, ciúmes, etc.

Isso aconteceria porque todos iriam viver apenas para obter benefícios próprios, mas com espirito de rivalidade, nos comparando sempre ao nosso semelhante. Quando se tem esse sentimento, vivemos em buscar o melhor para gente, mas sem pensar se isso prejucaria o próximo.

Se vocês fossem políticos e tivessem que apresentar uma proposta para melhorar a situação do país, eu não apelaria para distribuição de bolsas e auxílios e nem ajuda estrangeira. Falaria para a população anular o ego.

Quando anulamos o ego, deixamos de ter essa vaidade e procuramos sempre manifestar Deus.

Consequentemente, começaremos a nos dedicar para ajudar ao próximo com sentimento de doação, sem nos importarmos com o que os outros vão pensar de nós.

Manifestaremos Deus com desprendimento e assim então passariamos a manifestar o amor para com todas as pessoas, sem presunção ou vergonha.

Confesso a vocês que eu mantive por muitos anos meu ego alto.

Mudei muito após começar a ajudar no movimento da Seicho-No-Ie, principalmente por conhecer aqui dentro muitos exemplos de pessoas que se dedicaram e doaram amor ao próximo, com sentimento de ajuda e salvação, que foram meus grandes exemplos a seguir.

Quando fui ajudado e salvo em momento de grande dificuldade pessoal, percebi todo esse sentimento e quando isso aconteceu, passei a analisar bastante meu comportamento e atitudes passadas.

Vi como que isso foi prejudicial e desde então mudei bastante minhas atitudes e com o tempo fui me desprendendo de várias coisas ao qual era apegado. É um aperfeiçoamento diário.

Portanto, anular o ego não é algo que conseguimos da noite para o dia. É uma prática constante, porém que muda todos os aspectos da nossa vida.

fonte: http://superjinu.blogspot.com.br/