sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Fixar Metas Arrojadas em Nossas Vidas





Ainda que você não se prenda às datas e comemorações coletivas, não há como negar que o período do ano novo nos proporciona dias mais desocupados, mais desacelerados, assim como naturalmente sensações diferentes e relativamente tranquilizadoras. Na passagem de um ano para outro fica aquela impressão de que fechamos mais um capítulo na nossa vida e que outro está sendo aberto. Sempre nos invade a fantasia de que o novo ano vai ser diferente, mais exitoso, mais vibrante.


Ficamos com a impressão de que viramos a página dos velhos problemas e preocupações e de que eles podem se findar ou, pelo menos, perderão a intensidade, no ano vindouro. Num passe de mágica procuramos delimitar as coisas do passado para que elas não contaminem o futuro promissor que imaginamos.

O melhor que fazemos, ainda que por alguns momentos apenas, normalmente delirantes, consiste em enterrar simbolicamente tudo que passou de desagradável, de mal, de ruim. Paira no ar a sensação de um novo tempo, novos dias, caracterizados por um futuro mais triunfante, mais vitorioso, mais glorioso, mais saudável e, tanto quanto possível, menos tenso, mais desacelerado.

Em todo ano novo, quase que imperceptível e inevitavelmente, adentra em nossos corações a sensação de uma vida nova. Tocados pela magia contagiosa do singular momento, celebramos, como diz Bauman, “a possibilidade de minimizar perdas e começar de novo, desde o princípio, deixando para trás o lastro indesejado, fazendo do passado um verdadeiro passado e, do futuro, um triunfador futuro”. No Ano-Novo celebramos e renovamos nossas esperanças e quase que naturalmente estabelecemos alguns objetivos.

Nietzsche dizia que quando sabemos “o quê” queremos (os objetivos), naturalmente acabamos descobrindo “o como” (meios para alcançar os objetivos). A primeira coisa importante é fixar uma hierarquia entre eles. Nem tudo pode ter o mesmo valor, porque nós sabemos bem o que mais atende às nossas necessidades, vocações, aptidões e gostos.

“Quanto mais alto coloque o homem sua meta, tanto mais crescerá” (Schiler, citado por Faya Viesca). Não é ruim fixar metas arrojadas em nossas vidas, o fundamental, no entanto, é não perder o contato com a realidade, a ponto de se imaginar que tudo podemos, inclusive o impossível. Outro dado relevante: não é só com pensamento positivo que alcançamos grandes metas, visto que elas demandam uma enorme força de vontade e esforço perseverante.

Mais ainda, como dizia o filósofo francês Montaigne: “Mil rotas se afastam do objetivo eleito, mas só existe uma que chega nele”. Todos os grandes êxitos só podem ser conquistados com muita dedicação e perseverança. Eles, ademais, devem depender do grau da nossa força de vontade, das nossas energias. É somente dessa maneira que no ano novo podemos crescer e construir uma vida boa, ou melhor, ou mais intensa. Feliz 2015 para todos. Avante!
fonte: http://professorlfg.jusbrasil.com.br

Nenhum comentário: